Realismo
Diapositivo 1- Tema do trabalho “O Realismo em Portugal”
Diapositivo 2 – O que significa?
O realismo vem de REAL+ISMO
REAL que por sua vez vem do latim, que significa facto, coisa.
ISMO é o sufixo que significa crença, doutrina.
Diapositivo 3- O que foi?
O realismo foi uma escola literária onde os escritores desejavam retractar o homem e a sociedade em sua totalidade. Não bastava mostrar a face sonhadora e idealizada da vida como fizeram os românticos, era preciso mostrar a face nunca antes revelada.
(BASICAMENTE O REALISMO ERA CONTRA O ROMANTISMO)
Diapositivo 4 – Quando começou?
O Realismo surgiu primeiramente na França.
Mas, em Portugal, na literatura surge após 1865 e termina em 1867.
Diapositivo 5 – Qual a origem? Deu origem a partir da Questão Cõimbra. Foi basicamente uma espécie de revolução na área das letras contra o Romantismo.
Questão Cõimbra também conhecida como a Questão do Bom Senso e Bom Gosto. Diapositivo 6 – Quem foram os maiores representantes?
1º foto – Antero de Quental
2º foto – Eça de Queirós
3º foto – Cesário Verde
Antero de Quental – Produziu basicamente poemas em forma de soneto onde o tema era filosófico concentrando-se no positivismo e no pessimismo. Obras: Odes Modernas, Versos dos Vinte Anos, Sonetos Completos, Raios da Extinta Luz.
Eça de Queirós – Limitou a sua arte em romances e contos. Era também jornalista e diplomata viajado. Os livros publicados foram críticos, polémicos, provocadores e passavam uma visão negativa de Portugal, entre eles: O Crime do Padre Amaro, Os Maias e O primo Basílio. É forçado a mudar-se para o campo, após uma doença cardíaca, Eça foge dos padrões realistas. Há um tom de reconciliação com Portugal, o livro mais significativo desse tempo é “A Cidade e as Terras”.
Cesário Verde – O seu único livro “O Livro de Cesário Verde” praticou uma poesia fotográfica que retratava a vida quotidiana. Os poemas de Alberto Caeiro são muito