Constituição de 1988
O objeto de estudo deste projeto de pesquisa trata dos aspectos políticos que provocaram a elaboração da Constituição Federal de 1988. A relevância do tema se deve às funções sociais que o documento organiza, além de servir de base para todas as outras instâncias legislativas. Para tanto, é preciso desvendar tanto os aspectos políticos quanto o contexto histórico que levaram a promulgação da chamada “constituição cidadã” por Ulysses Guimarães. Os autores presentes na pesquisa são: Wilson Demo, José Afonso da Silva, Profº Damásio,Luiza Helena Hermann de Oliveira, Gilmar Ferreira Mendes, Francisco de Assis Silva, entre outros. Segundo esses autores, o processo de redemocratização, iniciado em 1978 e promovido pelo movimento Diretas Já, teve um papel fundamental para a formação da Constituição de 1988. O movimento simbolizou o início da nova era democrática no Brasil, pois a sociedade brasileira aspirava à restauração das liberdades individuais e à criação de um projeto democrático, o qual foi promovido pela Constituição de 1988 com duas prioridades: a democracia e a diminuição da desigualdade social.
A metodologia terá abordagem qualitativa será do tipo bibliográfica e documental. Quanto do método será dedutivo e em relação ao aprofundamento descritivo e explicativo. Como contribuição a pesquisa (ISSO TEM QUE SER INCLUIDO)
1 APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA DO TEMA
O objeto de estudo deste projeto de pesquisa trata dos aspectos políticos que provocaram a elaboração da Constituição Federal de 1988. O tema escolhido trará um maior esclarecimento sobre o período de redemocratização do nosso país, fazendo um retrospecto dos fatores que influenciaram a criação da nova Constituição que rege o Brasil desde sua data de implantação em 05/10/1988.
A constituição de 1988 nasce após anos enfrentando um regime militar autoritário e cheio de restrições publicas, transformando-se assim em um programa econômico-politico-social para o país. Através do