Diferenças e semelhanças entre piaget e vigotsky
Não concordam com a pedagogia tradicional em relação ao processo do conhecimento.
Dão grande importância às atividades do indivíduo no processo do conhecimento. Os conceitos desenvolvem com a criança.
Diferenças:
Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra. A visão particular e peculiar (egocêntrica) que as crianças matem sobre o mundo vai, progressivamente, aproximando-se da concepção dos adultos: torna-se socializada, objetiva.
Vigotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social. Em seu entender a criança já nasce num mundo social e, desde nascimento, vai formando uma visão desse mundo através da interação com adultos ou crianças mais experientes. A construção do real é então medida pelo interpessoal antes de ser internalizada pela criança. Desta forma, procede-se do social para o individual, ao longo do desenvolvimento.
Piaget acredita que aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social.
Vygotsky, ao contrário, postula que o desenvolvimento e aprendizagem soam processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.
Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensorimotores e não da linguagem. Esta só pode ocorrer depois que a crianças já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se, pois aos processos de pensamento. A linguagem possibilita à criança evocar um objeto ou acontecimento ausente na comunicação de conceitos.
Vigotsky, pensamento e linguagem são processos inter-dependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica