O que é a psicologia?
Márcia Moraes2
Resumo
O artigo foi escrito para ser apresentado numa aula inaugural e tem o objetivo de apresentar uma discussão epistemológica acerca da definição da psicologia como ciência. Analisamos de modo positivo a dispersão no campo da psicologia, considerando como referenciais teóricos alguns trabalhos de Canguilhem e Foucault.
Palavras-chave: Psicologia, Epistemologia, Ciência.
What is Psychology?
Abstract
This paper was written to be presented in an opening class and has the purpose to present an epistemological discussion regarding the definition of psychology as a science. We take the dispersion in the field of psychology in a positive way, considering some works of Canguilhem and Foucault as our theoretical references.
Keywords: Psychology, Epistemology, Science.
Por que levantar essa questão? Para abordar este problema eu vou recorrer a um autor que eu gosto muito, Rubem Alves – um psicanalista que escreve sobre educação. Numa de suas crônicas este autor diz que os cozinheiros têm muito a ensinar aos professores. Porque o bom cozinheiro, diz ele, sabe que os banquetes não começam com a comida que é servida. Eles se iniciam com a fome. O verdadeiro cozinheiro é aquele que sabe a arte de produzir fome (Alves, 2003-a).
Com essa história quero sublinhar o meu objetivo aqui hoje: não tenho a pretensão de responder de modo definitivo à pergunta que dá título a esta aula, mas antes fazer com que esta pergunta insista, fazer com que ela funcione como a fome da história do Rubem Alves. O que pretendo, portanto é levantar um problema, uma questão que nos leve a refletir sobre o que nós estamos fazendo, por que estamos aqui, todos nós, num curso de Psicologia e não em outro.
v { v v g k v v g h v t r q p n k h gf 47l|70z¥!y