Simbolismo
Principais características do Simbolismo
· Retorno à segunda fase romântica que ficou conhecida como mal do século. No entanto, o Simbolismo foi mais profundo no universo metafísico do que a geração marcada por Álvares de Azevedo.
· Apesar da métrica definida, o Simbolismo desrespeitava a gramática com o intuito de não limitar o artista.
· Atenção exclusiva ao “eu”, explorando-o através de uma linguagem pessimista e musical, de modo que a carga emotiva das palavras é ressaltada. A poesia é aproximada da música pelo uso de aliterações.
Principais autores
Cruz e Souza
Cruz e Souza era brasileiro e é um dos principais representantes do Simbolismo no Brasil. Seus textos eram carregados de erotismo e satanismo, e de vez quando misticismo; apresentavam uma visão trágica da vida. Cruz e Souza tinha uma obsessão pela cor branca, e criava analogias e entre o abstrato e o concreto.
Obras: Tropos e Fantasias; Missal e Broquéis, 1893 (poesia); Evocações, 1898(prosa); Faróis, 1900 (poesia); Últimos Sonetos, 1905 (poesia).
Eugênio de Castro
Eugênio de Castro é um autor português e foi o responsável por inaugurar o Simbolismo português. As obras de Eugênio de Castro possuem versos livres, vocabulário erudito, pessimismo e ambigüidade nos temas trabalhados.
Obras: Oaristo (1890), Horas (1891), Silva e Interlúdio (1894).
AUTORES E OBRAS DE NOSSO SIMBOLISMO
____________________________________________________
Simbolismo, de 1893 a 1902.
O movimento Simbolista começa historicamente entre nós com a publicação, em 1893, de Broqueis, de Cruz e Souza. Até 1902 quando Graça Aranha publica o romance Canaã, o Simbolismo vive uma década de esplendor. Daquele ano em diante até o surgimento do Modernismo experimenta mutações que prenunciam tempos novos.
João da CRUZ E