Prevenção e combate à incêndios
Disciplina: Prevenção e combate a incêndios
Data: 07/02/2012
Aluno: Anderson Helio
A brigada de incêndios é uma equipe rigorosamente treinada para combater incêndios, tendo como principal foco o salvamento de pessoas e evitar perdas materiais. Daí a necessidade de ser altamente preparada, devido ao trabalho não só de prevenção, mas também de salvamento em caso de emergência.
Como líder da brigada manterei minha equipe atualizada em relação novas técnicas, que possam surgir, de combate a incêndio, como novos equipamentos e posicionamento. Isto é apenas o primeiro passo para manter uma equipe de alto nível, assim como manter treinamentos periódicos para avaliar a capacidade da brigada, mesmo não havendo incêndios nesses intervalos. Enfim, com uma equipe bem treinada e atualizada, os trabalhos serão mais seguros e proveitosos.
O primeiro trabalho a ser feito na fábrica de tecidos é uma avaliação do local. Verificar se o prédio possui um sistema de prevenção e combate a incêndios seguro, dentro das normas, se há saídas de emergências, de acordo com a necessidade que o local exige, se há sinalização de áreas perigosas, sinalização de saídas, como lâmpadas de emergências e setas indicadoras. E os sprinklers funcionam corretamente? Como está a tubulação de água para o combate ao incêndio? Há sobrecarregamento de energia? Qual a situação dos extintores, são específicos para os possíveis incêndios que poderão ocorrer no local, estão de acordo com a norma, na validade, pressão regular? São essas perguntas que devem ser respondidas. É uma etapa fundamental, porque é a partir desta análise que será determinado quais equipamentos e áreas estão fora da norma. Quaisquer irregularidades serão corrigidas, ficando assim o prédio um local seguro para se trabalhar e preparado para situações de emergência.
Esta primeira etapa, citada anteriormente, segue como segurança, é um modo de deixar todo o pessoal preparado para qualquer tipo de trabalho.