Roma - O Derradeiro Império
Em Roma, eram realizadas festas, melhor dizendo, jogos. Eram 100 dias de festa no estádio, mais conhecido como Coliseu. Leõs, antílopes, elefantes, eram trazidos para essas diversões. Gladiadores lutavam até a morte.
A origem de Roma está cercada de muitos mitos. Um deles é que a fundação teria sido feita por Rômulo e Remo, gêmeos filhos de deuses que foram amamentados por uma loba. Mas uma disputa entre eles provocou a morte de Remo, e Rômulo foi o primeiro rei de Roma.
Roma, na época em que era liderada por Júlio César, considerado o maior imperador de Roma, era dividida em patrícios e plebeus. Mas todos os cidadãos eram tratados do mesmo modo, seja rico ou pobre, direitos iguais.
Mas Julio César foi assassinado por seu filho adotivo, Brutus. É dai de onde vem aquela conhecida frase: “Até você, Brutus?”. Vingaram a morte de César, mas Augusto, outro filho adotivo dele, controlou esse conflito.
O comércio em Roma funcionava através do Mar Mediterrâneo. Os produtos atravessavam o Maditerrâneo para a capital.
O império Romano era muito vasto, e dividido em Oriente e Ocidente. Além disso também possui muitos vulcões adormecidos, como por exemplo o vulcão Vesúvio, na Pompéia.
Pompéia era conhecida entre os romanos pela intensa vida comercial e pelas residências de veraneio à beira-mar. Porém, aconteceu uma tragédia na cidade. Vesúvio, o vulcão que estava adormecido, simplesmente acordou e destruiu a cidade. Uma camada de sedimentos de 6 metros cobriu toda a cidade. A erupção durou dois dias.
Roma entrou em declínio a partir do século III. O exército se tornou um corpo de soldados profissionais que saqueavam cidades. Mas assim, houve uma série de motins militares e guerras civis, que provocaram uma série de crise econômica: cidades destruídas, rotas comerciais interrompidas, inflação crescente, doenças,