Manual de historia do direito
MANUAL DE HISTORIA DO DIREITO
Wilson Demo
Segundo ao autor Wilson Demo, conhecermos a historia do direito é essencial para que consigamos explicar nossas instituições e porque existem, e para que conheçamos grande da parte da experiência jurídica. A obra aborda a reconstrução do ordenamento jurídico, a aplicação desse ordenamento jurídico pelos órgãos do judiciário e pela pratica da sociedade. E o estudo da doutrina contemporânea à época do ordenamento jurídico.
1. Direitos da antiguidade
A obra inicia falando sobre os direitos cuneiformes, que significa o ordenamento dos povos do oriente próximo, com uma escrita efetuada com cunha ou prego em tabletes de argila, que continham seus ordenamentos jurídicos. Essa civilização era limitada na região da mesopotâmia. Os primeiros vestígios de uma sociedade organizada se deram na época de Hammurabi. Os primeiros a formular regras de direito foram:
a) As leis de Ur-Nammu (2111 a 2094 a.C.)
b) As leis de Lipit-Istar (1934 a 1924 a.C.)
c) As leis de Eshnunna (1825 a 1787 a.C.)
d) O código de Hammurabi (1792 a 1750 a.C.)
Hammurabi foi um rei babilônio que se destacou no âmbito interno por conta de sua preocupação com o desenvolvimento econômico. Hammurabi elaborou um código copilando suas decisões, com vista a influencias juízes, fortalecendo sua sabedoria e poder, esse código nos leva a conhecer um sistema jurídico desenvolvido, no domínio de direito privado. O suporte econômico era a agricultura, produção de perfumes e artesanatos. Nas famílias, o casamento era feito por contrato matrimonial, onde o pai arrumava o casamento para seus filhos.
No direito Hebreu, os povos eram nômades e habitantes da palestina. Acreditava em um Deus único, onde a revelação era a base, e