RS: INDÚSTRIA AGRICULTURA SILVICULTURA E SUAS IMPLICAÇÕES
GEOGRAFIA
LUCIANA
RS: INDÚSTRIA
AGRICULTURA
SILVICULTURA
E SUAS IMPLICAÇÕES
ANA CAROLINE R.G
T: 301
SANTA CRUZ DO SUL 13 de julho de 2013
1)Elabore um organograma que mostre a cadeia produtiva do tabaco com os agentes sociais envolvidos. Explique a complexidade deste sistema integrado:
O processo da cultura do fumo ocorre dentro da propriedade rural. O fumo é semeado em maio, o transplante é feito nos meses de agosto e setembro e a colheita, entre dezembro e fevereiro. As sementes são entregues pelas fumageiras aos agricultores e, depois de semeadas, demoram por volta de 60 dias para atingir o tamanho para o transplante para o solo. O fumicultor controla todo o crescimento da planta, inclusive retirando as flores para que esta renda mais folhas, com mais peso e melhor qualidade.
Os produtores fazem a classificação do fumo, acondicionam-no em fardos e agrupam-no em manocas (maços com determinado número de folhas agrupadas conforme a sua classificação). O fumo é então armazenado em paióis, onde fica aguardando a sua comercialização.
Há várias classes que são definidas para o produto. O elevado número de classes permite a fumageira manipular o produto e reduzir seu preço, porém, esta classificação é fundamental para a qualidade dos cigarros.
As empresas de beneficiamento do fumo são concentradas, tendo como características principais a sua vinculação ao capital internacional e localização no município de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.
Somente a primeira empresa relacionada tem cerca de 80% do mercado interno, apesar de a Philip Morris International ser a fabricante da marca mais vendida no mundo (Marlboro).
A necessidade de excessiva mão-de-obra na produção do fumo faz com que toda a família do agricultor participe do processo. Além disso, são necessários trabalhadores temporários, em torno de 40 mil postos. As propriedades em geral são pequenas, menos