Roger Agnelli
BRUNA CRISTINA DA S. MAIA
GUSTAVO LARA
PHAMELA FERNANDES DOS SANTOS
VALÉRIA C. SCHNEIDER
Administração Geral
Questionário
Estudo de caso - Roger Agnelli
PONTA GROSSA- PR
2015.
1) Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador. De que maneira essas habilidades gerenciais foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?
Habilidades Conceituais: Agnelli na Vale apostou na internacionalização das atividades da empresa para poder competir com as maiores mineradoras mundiais.
Mostrou um perfil empreendedor e um raro senso de oportunidade, tornando a Vale a maior empresa privada brasileira e uma das que mais cresceram no país.
Estimulou a comunicação interna, o executivo buscando acelerar a rapidez da tomada de decisões, garantindo respostas rápidas às oportunidades e aos problemas.
Habilidades Humanas: Em 1981, destacou- se no Banco Bradesco por seu perfil negociador agressivo e pela forma como se comunicava interna e externamente.
Sabia como lidar com as pessoas, e suas palavras eram capazes de influencia- las, o que demonstrava sua vocação para a liderança.
O diálogo entre Agnelli e sua cúpula de sete direitos executivos era constante para que sempre se aprimorassem os negócios.
Habilidades Técnicas: Agnelli agilizou os processos, intensificando a comunicação entre os setores e adotou uma estratégia simples o suficiente para que todos entendessem os objetivos organizacionais.
Reuniu toda a diretoria em uma única sala na sede da empresa, dessa forma a agilidade na comunicação e na resolução dos problemas seria maximizada.
Negociou com diversos países espalhados por todo o mundo para fechar acordos de exploração e alargar seu portfólio de minérios. As habilidades humanas permaneceram durante todo o percurso profissional de Roger, pois estas foram igualmente importantes em toda sua carreira.