Rodízio de alfabetização
INTRODUÇÃO
A educação é um direito social fundamental, sendo esta um espaço de desenvolvimento humano, de construção e reconstrução de saberes.
O processo de ensino aprendizagem fundamenta-se na compreensão de que todo o sujeito possui certo grau de letramento, pois aprendemos que durante a nossa vida através das relações que estabelecemos com a natureza e com a sociedade.
A aprendizagem resulta da articulação permanente entre as experiências vivenciadas e os conhecimentos historicamente acumulados. Diante disso a abordagem pedagógica deve ter como ponto de partida do processo de ensino aprendizagem a valorização das práticas discursivas orais dos educando individual e coletivo, e a busca permanentemente dos sentidos das práticas da escrita e da leitura.
Objetivo gerais
● Possibilitar aos alunos o avanço da sua leitura e das hipóteses de escrita; ● Criar situações em que se faça necessária a escrita e leitura do aluno, possibilitando e ampliando seu aprendizado; ● Oferecer condições para a superação das dificuldades específicas dos alunos, através de método diferenciado e lúdico.
Objetivos Específicos
Identificar e reconhecer o alfabeto, bem como as representações das letras (vogais e consoantes, letra maiúscula e minúscula e letra de imprensa); Identificar relação entre grafema/fonema ( letra/som) com correspondência sonora única ou com mais de uma correspondência sonora; Reconhecer unidades fonoaudiológicas (sílabas, rimas, iniciais, mediais e terminações de palavras); Apropriar-se do sistema alfabético de escrita, ainda que não domine a ortografia plenamente; Escrever de forma convencional, gradativamente; Ler palavras formadas por sílabas simples, compostas, bem como palavras mais complexas na apropriação da leitura; Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras; Ter domínio da leitura oral, individual e coletiva; Ler com fluência e entonação;