RODE DE CONVERSA SEXUALIDADE
No começo do vídeo o apresentador Marcelo traz como abordar a sexualidade nas etapas da escola, que a educação sexual e direito de todos, escola e família tem que possibilitar uma educação sexual emancipatória integral para uma vida humana para as crianças e adulto, promovendo autonomia para os mesmo.
Na roda de conversa como a escola teve se trabalhar esse tema?
Como a educação sexual esta sendo vista em nossas escolas? Tabu, preconceito?
Esta sendo vista que fascina e apavora, Fascina porque e um tema apaixonante, a professora prefere chamar educação para a sexualidade para pensar nesse discurso mais alargado sobre a sexualidade
Ainda temos na sexualidade o medo dos professores de trabalhar esse tema, falar de sexualidade quase não existia e hoje se falar sobre a mesma e algo obrigatório, a escola não esta preparada para trabalhar esse tema.
Os meninos vão par o relacionamento mais não estão preparados para se relacionar não sabem lidar com isso tem muitas informações mais poucas pessoas que não sabem, não tem condições de passar para eles.
Na educação infantil adequar os conteúdos, condições para trabalhar os temas para o desenvolvimento da criança, qual o interesse da criança para qual tipo de temas para trabalhar em dentro da sala de aula. Na geral o tema sexualidade começa na educação infantil, trabalha mais com os professores primeiro, quando a escola diz que não trabalha sexualidade isso não existe, pois a partir do momento que a professora diz que menina tem que sentar de pernas fechadas isso já esta trabalhando sexualidade.
Buscar matérias alternativas para apropriar para fazer essa interlocução para as crianças, jovens, buscando o lúdico, deveria contar no ppp da escola como um compromisso de ter essa curiosidade. O trabalho sexual e um trabalho muito abrangente, a escola antes de tudo tem que fazer um diagnostico para ver o que esta precisando trabalhar educação sexual , senão fala de tudo e não fala de