O capitalismo existiu na China
Para se definir com exatidão o conceito do espírito do capitalismo é preciso fazer uma análise na história da humanidade do ponto de vista de seu significado cultural, pois qualquer tentativa de se dar uma definição é cercada de dificuldades.
O capitalismo existiu na China, na Índia na Babilônia no mundo clássico e na América do Norte. O capitalismo nasce da ideia do ganhar mais e mais dinheiro, deixando de lado todo o prazer espontâneo de viver e qualquer busca pela felicidade na vida o que do ponto de vista da doutrina eudemonista parece algo que foge à realidade se tornando algo completamente irracional. A cobiça de ganhar cada vez mais dinheiro se torna um ideal de vida para o homem e não só um meio para atender suas necessidades materiais.
Para Benjamin Franklin o dinheiro ganho, de forma legal e honesta, é nada mais que o resultado da eficiência e da virtude em certo caminho e essas virtudes devem ser usadas a medida em que são úteis ao indivíduo para que se atinja o fim desejado. Franklin acreditava que em uma relação capitalista todas as virtudes são úteis. A honestidade, que assegura o crédito, a pontualidade, a industriosidade e a frugalidade.
De certa forma a base fundamental da cultura capitalista se baseia no dever do individuo com sua atividade profissional e na utilização de suas capacidades pessoais ou suas posses materiais.
O individuo que nasce no cenário da economia capitalista moderna é forçado a viver conforme as regras de comportamento capitalista a medida que este se envolve nas relações de mercado. O capitalismo atual domina a vida econômica, assim o fabricante ou o trabalhador que se opuser a essas normas será terrivelmente eliminado deste cenário econômico.
O capitalismo se originou como um modo de vida de inteiros de inteiros grupos humanos. Sabe-se que no lugar de nascimento de Franklin já havia agregado o espírito capitalista em uma habilidade bastante peculiar de cálculo para obtenção de lucro. Entretanto o