Rococó
Questões históricas
As novas concepções de pensamento, advindas do Iluminismo, e as correntes artísticas do Barroco e Rococó, marcam fundamentalmente o Século XVIII.
Sobre o iluminismo:
Foi no Iluminismo, que pensadores como Montesquieu e Voltaire instauraram que a razão é o que guiaria o homem para a verdade e o conhecimento. E a partir desse século “iluminado” por novas ideias que começou a busca da individualidade e diferenciação das pessoas através das roupas.
Sobre o Barroco e o Rococó:
Já o Rococó foi um estilo artístico surgido na França como desdobramento do Barroco. Se a imagem Barroca era feita de luz e sombra influenciado pela religião luterana, os retratos dos Rococó eram ao ar livre ou com muita luz, a vida era baseada nos prazeres profanos da aristrocacia francesa. Inicialmente o estilo rococó foi usado como decoração de interiores, passou a arquiterura e assim para todas as formas de arte. O estilo era inspirado nos prazeres da vida mundana, com temas sobre nobreza, luxo da aristocracia e delicadeza nos motivos e nas cores, caracterizado pela abundância de formas e curvas e de elementos decorativos como conchas, arabescos, flores, frutas e laços.
Os tons pasteis, sensualidade discreta, festa ao ar livre, elegância, alegria, frivolidade e exuberância são características deste estilo quando conectado a moda. O requinte era acentuado pelos tecidos que eram normalmente cetim, brocados e rendas, principalmente em tons pastel. O retrato do momento é o de uma aristocracia ociosa, que levava uma vida extremamente luxuosa
Arquitetura: uso de materiais alternativos ao mármore, como o gesso, por exemplo, com o fim de proporcionar suavidade às obras.
La Gamme d'Amour, c. 1710-1720
Vestuário
Feminino
Neste contexto de opulência o espartilho encontrou terreno fértil para se desenvolver plenamente e as várias saias, foram substituídas pelo panier, uma armação geralmente feita de galhos de