Robô manipulador
Nesta série, nossos leitores terão a oportunidade de conhecer alguns artigos de sucesso já publicados na revista Mecatrônica Fácil. Para quem não teve a chance de conferir alguns artigos que marcaram história em nossa revista esta é a hora, e aqueles que já conhecem terão a oportunidade de rever seus conhecimentos. Nesta edição vamos apresentar o RM1-Robô Manipulador, publicado na edição no 7 que encontra-se esgotada.
Márcio José Soares
Introdução
Os braços mecânicos (ou mecatrônicos) estão presentes hoje em dia nas indústrias. A precisão e velocidade são alguns dos fatores que viabilizam o seu uso em diversas áreas. Em muitas destas, eles são quase indispensáveis, pois desenvolverão funções que põem em risco a vida humana.
O técnico/engenheiro de qualquer curso de Mecatrônica tem em seu currículo algumas “horas/aula” sobre o assunto “braços mecatrônicos” (Robótica). Nesses cursos a montagem de um pequeno “braço”, às vezes, se faz necessária e muitos precisam de algumas dicas para a construção do mesmo.
Nesta edição, propomos a construção de um braço mecatrônico que utiliza servo motores do tipo empregado em aeromodelos (modelismo), ao invés de motores comuns ou mesmo motores de passo. Essa escolha se deve a fatores como:
• A precisão obtida com os servo-motores (podemos controlar sua posição relativa em “graus”); o custo dos mesmos, que apesar de parecer alto ainda é menor se comparados aos motores de passo com seus “encoders”; e circuitos de posição, etc.
• A simplicidade do circuito: com apenas um microcontrolador Basic Step, podemos controlar até 6 servos (com pequenas alterações no programa), sem a necessidade de complexos circuitos de posição, drivers para motores, etc.
• A velocidade de montagem. Seguindo as dicas, tanto para o protótipo em material alternativo (sucata), quanto às dadas para a construção da versão plástica, o leitor poderá nalizar seu projeto em poucas semanas.
Circuito de controle
Os