Desenvolver ambiente geométrico de posição para robô manipulador
Robótica Industrial
Jeferson Anac Vieira
Estudo Dirigido
AT 1 E 2
Fevereiro/2013
0;0;0
0;0;0
0;90;0
0;90;0
AT 1
0;-20;6
0;-20;6
AT 2
Sensoriamento Robótico
São numerosos os benefícios do uso e aplicação de robôs na indústria, está desde o aumento da produtividade, melhoria da qualidade, evitando a necessidade de retrabalho e diminuindo o número de refugos. Com este uso também não se faz necessário a grande quantidade de mão de obra especializada, o que cada vez mais esta escassa e assim também cara.
Em operações de perigo, trabalho exaustivo, ou necessidade de maior confiabilidade de processo também é possível a aplicação de robôs, os quais facilitam nestas operações ou até mesmo substituem o trabalho humano.
Porém nem sempre é possível tal aplicação, pois em alguns casos o investimento é alto para um retorno igual, ou até mesmo pior quando comparado aos manuais. Ou seja, um robô não poderá substituir um homem em todos os processos, atualmente, assim, ainda tem-se a precisão de bons profissionais.
É importante mencionar que a robótica é desenvolvida para auxiliar os em processos que seriam exaustivos, repetitivos e/ou perigosos aos homens, e quando a segurança e a saúde do operador estiverem em risco, talvez, realizando um estudo de viabilidade e relação custo-benefício, pode-se aplicar robôs ao processo, ganhando assim qualidade de vida e produtividade.
CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE SOLDAGEM
A classificação dos processos de soldagem, de acordo com os métodos de aplicação, é baseada na variação do grau de controle das atividades relacionadas ao processo que dependem da interferência humana. Estes métodos de aplicação são definidos pela American National Standard – Standard Welding Terms and Definitions, AWS A3.0:2001, como manual, semi-automático, mecanizado, automático, robótico e com controle adaptativo, Tabela 1.1.
A soldagem manual é definida, pela American National Standard como