Diversidade
Revista da ADPPUCRS
Porto Alegre, nº. 5, p. 77-86, dez. 2004
A questão da diversidade da condição humana na sociedade
IDILIA FERNANDES* RESUMO: Para analisar a questão da diversidade, ou seja, se é possível admitir que cada indivíduo é portador de inúmeras características que o diferenciam dos demais, entende-se também que a multiplicidade de expressões se coloca em um mundo padronizado. Por mais que haja uma dinâmica intensa na forma como as pessoas vivam a história, não é possível negar a tendência unificante que existe no social. Considerar o mundo social como um ponto significativo para o desenvolvimento da potencialidade dos sujeitos remete à possibilidade de entender que entre os diferentes sujeitos há uma alteridade importante a ser reconhecida. Considerar a alteridade do outro é o reconhecimento que em cada ser há algo que está fora dele mesmo, que o outro é um ser diferente não igualável a ele próprio. A diversidade se caracteriza pelo conjunto de distinções que se fazem entre todos os seres. PALAVRAS-CHAVES: Diversidade; Condição Humana; Relações Sociais; Potencialidade, Interdição; Sociedade; Indivíduo; Singularidade; Padronização; Alteridade.
A temática da diversidade não se coloca de forma deslocada do contexto social e histórico que envolve todos os seres. Apenas de forma aparente poderia cogitar-se que indivíduo e sociedade não estivessem em uma profunda interligação. A significativa imbricação entre a sociedade e o sujeito indica uma verdadeira unidade entre ambos. O ser se constrói em sociedade, essa é construída a partir da dinâmica movimentação entre os seres. A contemporaneidade é o tempo presente, que se fez en____________
*
*
Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUCRS.
quanto conseqüência da história e dos inúmeros processos que ao longo da mesma foram se consolidando. A consolidação histórica dos processos sociais é o resultado de tudo aquilo que seus sujeitos construíram e reconstruíram em seu permanente movimento.