Pintura
IDENTIFICAÇÃO
Unidade de Educação Infantil Cordeiro de Farias
Coordenadora: Socorro Rocha
Professoras: Camila Paula Carneiro Ferreira Giselle de Nazaré Santos Luanda da Silva Wanzeller Maia Maria Renata Miranda Trindade
Turma : M22502 Maternal II
Nº de crianças : 19
Horário: Integral
Tempo de execução: Abril / Maio/ Junho.
------------------------------------------------- JUSTIFICATIVA O universo infantil é rodeado de linguagens que se diferenciam entre si, mas que permanecem interligadas através da interação entre os indivíduos.
Entre muitas linguagens que permeiam o universo infantil, destacamos a linguagem plástico-visual como impulsionadora deste projeto, pois esta propõe a arte, nos permitindo desenvolver o pensamento crítico, e por meio dele, ampliar seu campo de conhecimento. Esta linguagem propõe um trabalho com o campo visual, onde lida com a visão e assim aprecia-se designadas artes como pintura, desenho e gravura. Já o campo da arte plástica aprecia o ato de manipulação de materiais que visa construir formas e imagem, como escultura e modelagem. O trabalho desenvolvido com a linguagem plástica visual despertar na criança um espírito de curiosidade e grande interesse por manipular objetos e com eles criar outros; assim desperta a sensibilidade, expressividade e a comunicabilidade acerca da arte experimentada.
Sendo assim, o individuo apropria-se das relações com os seres humanos e aprendem uns com os outros e, nesse processo tanto somos influenciados como influenciamos. E desse modo as crianças serão produtoras de cultura a partir da relação com homem e a natureza.
O contato com a arte permite a criança construir seus conhecimentos sobre o mundo e suas experiências, expressando através dela seus sentimentos e emoções. A criança na educação infantil encontra-se na fase das experiências concretas, por isso ela faz uso