robotica
Tiago Renato de Matos Pereira
Universidade da Beira Interior
Departamento de Engenharia Eletromecânica
Resumo: Automóveis robóticos inteligentes são carros que usam a inteligência artificial para controlar um veículo, mantendo a integridade tanto dos passageiros como de tudo o que lhe está a volta. Para que um veículo seja autónomo é necessário vários elementos eletrónicos, como por exemplo radares, sensores, GPS, motores, etc.
Existem para já alguns protótipos, como por exemplo o Google self-driving, mas que ainda não são comerciáveis pois ainda tem falhas, para que um dia se torne possível a existência de tais automóveis é feito um concurso, DARPA GRAND CHALLENGE, que visa a construção de carros autónomos com capacidade para circular em terrenos off-road. Existe também um projeto que se chama SARTRE PROJECT que tem como objective proporcionar viagens em auto-estradas mais descansadas.
Palavras Chave: Automóveis Autónomos, DARPA GRAND CHALLENGE, SARTRE PROJECT, Self-driving, Automóveis robóticos
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho proponho informar o que são, quais as vantagens e desvantagens, sistemas utilizados e projetos desenvolvidos de Automóveis robóticos inteligentes. Toda a gente sabe que o mundo está a usar sistemas robóticos cada vez mais, e no futuro pode pensar-se em um mundo controlado roboticamente, e como não podia deixar de ser os automóveis também lá estarem e para isso é necessário haver desenvolvimento na área da computação para que os automóveis sejam capazes de transportar pessoas de um lado para o outro sendo só necessário que a pessoa diga o destino, traçando assim o caminho mais próximo/rápido.
2.O que são? Automóveis Robóticos Inteligentes (ARI) são veículos com a capacidade de fazer trajetos autonomamente, isto é, sem a mão humana, para isso é preciso que interaja com outros objetos quer estejam fixos ou em movimento, seleciona caminhos, obtenha informação do