Sistemas ISO
ISO
Trabalho realizado por:
Alexandre Simões
Objetivos
•
O que é o sistema ISO?
•
Quais as vantagens da sua utilização??
•
Normas de Qualidade.
ISO
Introdução:
Qualquer organização gostaria de melhorar a forma na qual opera, quer isto signifique melhorar a sua participação no mercado, reduzir os custos, gerir os riscos mais eficazmente ou melhorar a satisfação dos clientes. Para isso procura métodos, traça estratégias de modo que essa melhoria aconteça em curto prazo, trazendo os benefícios esperados e o desenvolvimento institucional.
O que é o sistema ISO?
ISO e International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para
Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947.
A ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc.
Quais as vantagens da sua utilização??
- Redução de riscos de acidentes e custos relacionados
- Demonstração pública de cumprimento da legislação e actuação responsável
- Resposta a pressões de clientes e accionistas
- Mais segurança aos funcionários
- Facilidade de integração com outras normas de qualidade e meio ambiente
ISO 17025
A norma ISO 17025 foi publicada em Novembro de 2000 e reflecte as práticas profissionais e experiências de acreditação de laboratórios na Europa e no resto do mundo , e é aplicável a todos os laboratórios incluindo investigação e desenvolvimento, sendo descritos objectivos e não os percursos para os atingir, pelo que compete ao laboratório estabelecer o modo de atingir os objectivos.
ISO 17025
Esta norma exige:
-Requisitos de gestão, tais como: a organização, sistema de qualidade, auditorias internas, revisão pela direcção, controlo de documentos e de registos, a aquisição de produtos e
serviços,