Parque Nacional da Quiçama
Ministério do Ambiente
Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC)
Relatório sobre o monitoramento ao Parque Nacional da Quiçama
Em virtude da informação recebida pelo INBAC vinda da equipa de fiscalização do Parque Nacional da Quiçama sobre a passagem pela cerca de alguns animais introduzidos recentemente, foi feita uma visita ao mesmo, a fim de constatar em locusa informação recebida.
A visita foi feita a partir do meio-dia do dia 17 de Dezembro, partindo da área de laser do Parque até ao limite da cerca, próximo do rio Kwanza. Ao longo da caminhada, encontramos muitos animais tanto dentro como fora da cerca, dentre eles Impalas e Gnus. Visitamos também os dois (2) bebedouros dos elefantes.
Verificamos que houve realmente uma ruptura na cerca e, que em função disso, a informação dos fiscais sobre a passagem das vacas do mato para o outro lado da cerca é verídica.
Segundo o Sr. Agostinho, chefe da fiscalização do Parque da Quiçama, dos três animais que passaram a cerca, três foram vistos no dia 16/12 a circularem próximo da cerca mas do lado de fora e, 2 foram vistos pelo chefe da fiscalização no dia 17/12 de manhã cedo quando foi feita a patrulha.
Depois da caminhada pela extensão da cerca, voltamos a área de laser do Parque onde o Sr. Agostinho deu-nos os dados referentes aos animais recebidos recentemente no Parque. Estes animais foram recebidos nos dias 11 e 12 de Dezembro, provenientes da África do Sul.
Os dados recebidos estão na tabela abaixo:
Nº
Designação
Quantidade
U.M
Observação
01
Impalas
33
Indivíduos
Morreu 1
02
Olongos
15
Indivíduos
Morreu 1
03
Vaca-da-mata
29
Indivíduos
04
Órix
8
Indivíduos
05
Gungas
16
Indivíduos
2 Escaparam no momento da descarga.
06
Zebras
16
Indivíduos
07
Burro-do-mato
16
Indivíduos
08
Nyala
12
Indivíduos
09
Gnus
16
Indivíduos
total
161
Indivíduos
Morreram 2 e ficaram 159
Em anexo a