Teoria Crítica em Horkheimer
Resumo: Com base nas discussões feitas em sala de aula e no debruçar do texto intitulado ‘Teoria tradicional e teoria crítica’ de Max Horkheimer, faremos uma suma do conceito cunhado pelo autor na década de trinta e que hoje constitui uma tradição de pensamento bastante influente na formação intelectual de muitos pensadores principalmente de linha marxista. Ademais, faremos um resgate das principais influências no pensamento de Horkheimer para a elaboração do texto supracitado. Palavras-chave: Teoria Crítica, Max Horkheimer, Escola de Frankfurt.
Abstract: Based on discussions made in the classroom and address of the text entitled 'traditional theory and critical theory' of Max Horkheimer, we will sum up the concept coined by the author in the thirties and today is a tradition of very influential thought in training intellectual of many thinkers mainly Marxist line. In addition, we will make a rescue of the major influences in the thought of Horkheimer for the preparation of the above text. Keywords: Critical Theory, Max Horkheimer, the Frankfurt School.
O conceito de teoria crítica em Max Horkheimer
Muito embora Horkheimer tenho atribuído a Marx o título de pai da teoria crítica, Kant serviu de fonte metodológica que inspirou essa tradição de pensamento conforme a leitura horkheimerana. Em A crítica da razão Pura, Kant introduz sua leitura de como as ciências evoluíram e se constituíram enquanto tal. Segundo o autor, a primeira ciência a se constituir no que ele chama de ‘caminho seguro da ciência’ foi a Lógica. Argumenta que tal consideração é ‘julgável logo a partir do resultado’ e que desde Aristóteles, a Lógica tem mantido seu método, devendo seu sucesso ‘simplesmente à sua limitação, pela qual está autorizada e mesmo obrigada a abstrair de todos os objetos do conhecimento bem como das suas diferenças, de modo a que nela o conhecimento tem que lidar apenas consigo mesmo e com sua forma.’ De maneira