Robotica
Curso: Mestrado em Sistemas e Processos Industriais Disciplina: Métodos Matemáticos Professor: Rubén Panta Pazos Apresentado por: Sandra Valduga
Santa Cruz do Sul, 11 de junho de 2010
Objetivos deste trabalho:
Apresentar os conceitos básicos de Robótica: Introdução. Histórico. Definições Básicas. Áreas de Aplicação.
Introdução Introdução
A robótica é a ciência ou o estudo da tecnologia associado com o projeto, fabricação, teoria e aplicação dos robôs. Esta área da tecnologia envolve um grande número de ramos como a mecânica, a eletrônica e a programação. O termo robô tem origem na palavra checa robota, que significa "trabalho forçado". Um robô (ou robot) é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma, pré-programada, ou através de controle humano.
Histó História
Décadas atrás, os robôs faziam parte apenas da ficção científica, fruto da imaginação do homem. No início dos anos 60, os primeiros robôs começaram a ser usadas com o objetivo de substituir o homem em tarefas que ele não podia realizar por envolverem condições desagradáveis, tipicamente contendo altos níveis de: calor; ruído; gases tóxicos (ambientes poluídos); esforço físico extremo; trabalhos monótonos, repetitivos e "chatos". Os robôs começaram a ser desenvolvidos mais seriamente durante o século XVIII, na indústria têxtil, com o aparecimento dos primeiros teares mecânicos. Devido ao contínuo desenvolvimento da indústria, os robôs eram aperfeiçoados, de modo a satisfazer as necessidades existentes. Contudo, a criação de verdadeiros robôs não foi possível antes de aparecerem os primeiros computadores, em 1940.
Histó História
O primeiro robô industrial foi o “Unimates”, que foi desenvolvido no final da década de 50. Joe Engleberger, devido à criação do primeiro robô comercial foi apelidado como o “pai da robótica”.
Atualmente os robôs vem sendo aplicados na indústria em uma