ritual
O Psicólogo Carl Jung estudou e desenvolveu um modelo de tipologia muito discutido e utilizado nas teorias sobre as diferentes personalidades. Para Jung, as pessoas podem ser divididas em dois grupos, extrovertidos e introvertidos, de acordo com seu comportamento no ambiente.
Extrovertido é o indivíduo que se expõe e tem seu foco de interesse voltado para o mundo exterior. O perigo é estar muito orientado para esse mundo, apoiando-se em idéias alheias em vez de desenvolver as próprias opiniões.
Introvertido é o indivíduo reservado e voltado para o seu interior. O perigo é a perda de contato com o ambiente externo, pois se concentra nos seus próprios pensamentos.
Jung procurou outros indicadores de personalidade para ajudar na diferenciação das características humanas. Os dois grupos mencionados acima subdividem-se em quatro, de acordo com a forma de captação de informações e tomada de decisões.
As funções psíquicas são as seguintes:
Sensação: refere-se a um enfoque na percepção de detalhes e de fatos concretos. . Os tipos sensitivos preocupam-se com o momento atual e lidam com todos os tipos de crise facilmente.
Pensamento: está relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos. Possuem forte tendência de se agarrar a seus planos e teorias, mesmo quando confrontados com argumentos.
Sentimento: é o tipo de indivíduo que prefere emoções fortes e intensas, ainda que negativas, a experiências apáticas. A tomada de decisões deve ser feita de acordo com julgamento de valores próprios, como bom ou mau, certo ou errado, agradável ou desagradável.
Intuição: é uma forma de processar informações passadas, processos inconscientes e objetivos futuros. Para o tipo intuitivo as implicações da experiência são mais importantes que a experiência em si.
Segundo Jung, a combinação das quatro funções resulta em um