Sociologia da Cultura - Renato Ortiz e a moderna tradição brasileira
A complexidade e amplitude desse trabalho serão um pouco mais esmiuçadas nas próximas linhas para então, fazermos uma análise final mais clara de modo a responder a pergunta inicial.
Na primeira parte, “O Silêncio”, o autor inicia-a retratando que a discussão entre cultura popular e a cultura brasileira constitui-se numa tradição que manifesta um traço constante, constitutivo dum itinerário intelectual coletivo, sob o qual se configuram as contradições e o entendimento da formação da nacionalidade. Destarte, advém daí a compreensão de que a identidade se encontra inextricavelmente ligada à dicotomia (cultura) popular x brasileira. O autor atesta que falar em cultura brasileira necessariamente perpassa pela discussão dos destinos políticos do país.
A seguir, o autor abordará as distintas concepções de autores diversos, categorizando-os em alguns parâmetros que incluem a clássica distinção entre conservadores e vanguardistas (modernistas), assim como “autoritária” ligada aos eixos militares, estatal nos anos 30 com o