O ritual
O antropólogo tornou-se tão familiarizado com a diversidade de modos com que diferentes povos reagem diante de situações similares que ele não consegue se surpreender com os costumes mais exóticos possíveis. Com efeito, se quaisquer entre todas as combinações logicamente possíveis de comportamento não tiverem sido encontradas em alguma parte do mundo, ele tem o direito de suspeitar que elas devem estar presentes em alguma tribo ainda não estudada ou conhecida. As crenças e práticas mágicas dos Sonacirema apresentam aspectos tão pouco usuais, que nos parece importante descreve-las como exemplo dos extremos a que o comportamento humano pode chegar. A descrição que segue é resultante de anos de vivência entre esse povo exótico.
O professor Linton foi o primeiro a chamar atenção para o complexo ritual dos Sonacirema, há 20 anos atrás, mas a cultura deste povo é ainda muito pouco compreendida. Os Sonacirema são um grupo Norte americano que vive no território que se estende desde os Cree no Canadá aos Yaqui e Tarahuna do México e ao Caribe nas Antilhas. Pouco se sabe sobre sua origem, embora a tradição mítica afirme que eles vieram do Leste... A cultura Sonacirema se caracteriza por uma economia de mercado altamente desenvolvida que se beneficiou de um habitat muito rico. Embora a maior parte do tempo das pessoas, nessa sociedade, seja devotado à ocupação econômica, uma grande porção do fruto destes trabalhos e uma considerável parte do dia são despendidas em atividades rituais. O foco destas atividades é o corpo humano, cuja aparência e saúde constituem a preocupação dominante dentro do modo de viver e se comportar desse povo. Ainda que tal tipo de preocupação não seja raro entre diversas culturas, na sociedade Sonacirema seus aspectos cerimoniais e a filosofia aí implícita são únicos.
A crença fundamental subjacente a todo sistema parece ser a de que o corpo humano é feio e que sua tendência natural é a