Riscos
Subtema: A feira, Grande como Campina.
JUSTIFICATIVA Vivemos em um país multicultural, que traz consigo, desde seus desbravadores, traços e riquezas culturais que caracterizam cada região, estado e/ou município que o compõe. Em se tratando de cultura local, podemos citar como exemplo de riqueza cultural, nosso município, Campina Grande. Sua localização, sua historia, seu povo, sua cultura, trazem uma riqueza de conhecimentos tão abrangentes que não poderiam nem deveriam jamais ficar de fora de nossa proposta pedagógica e mais precisamente do nosso currículo, especialmente no ano em que comemora seu sesquicentenário. Identificar a origem de Campina Grande é conhecer o início da comercialização nesta região, pois como afirmam os historiadores, a história da feira central confunde-se com sua própria fundação. Neste sentido, o Projeto: A feira, Grande como Campina será imprescindível para que a comunidade escolar possa compreender a relação existente entre os fatos (fundação de Campina X origem da feira), fatos estes que se estendem até os marcos históricos que dão origem ao nosso distrito: Galante.
OBJETIVO GERAL
Realizar junto à comunidade escolar, um resgate histórico da cidade de Campina Grande, destacando a importância da feira livre para o crescimento da cidade, homenageando-a pelo seu sesquicentenário.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Realizar pesquisas acerca da história de Campina Grande, desde seus primórdios à atualidade;
Relacionar o surgimento de Galante à história de Campina Grande;
Mostrar a diversidade cultural existente na feira livre e sua importância para o crescimento político, social, cultural e econômico da cidade.
METODOLOGIA O projeto será desenvolvido na Escola Municipal Iracema Pimentel – Galante, com as turmas do 1º Ciclo, onde serão desenvolvidas atividade como:
Rodas de conversas informais sobre o projeto sesquicentenário desenvolvido pela