estagio relatorio
INTRODUÇÃO
Em regiões que sofrem com a desigualdade social, observa-se altos índices de homicídios e delitos em geral praticados por indivíduos mais carentes de recursos, a atos delituosos e violentos. A parte da sociedade que sofre com o flagelo da pobreza, em geral, tende a habituar – se com o mínimo para a sobrevivência física.
Este relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante 70h de estágio curricular obrigatório do curso de Serviço Social, ocorrido no primeiro semestre de 2014. Apresenta o atendimento ao programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Casa da Juventude Marista, uma das unidades do Grupo Maristas, sita à estrada Aracajú, 651, bairro Vila Nova, Porto Alegre, RS. Analisa as possibilidades do profissional da assistência social e educadores que atuam neste serviço e os resultados do atendimento às necessidades dos usuários.
O relatório da ONU (Pnud), divulgado em julho de 2010, aponta o Brasil como o terceiro pior índice de desigualdade no mundo. Quanto à distância entre pobres e ricos, nosso país empata com o Equador e só fica atrás de Bolívia, Haiti, Madagáscar, Camarões, Tailândia e África do Sul. Temos uma das piores distribuições de renda do mundo.
Segundo a ONU, 58% da população brasileira mantém o mesmo perfil social de pobreza entre duas gerações. No Canadá e países escandinavos este índice é de 19%.
Há 25 anos, de acordo com dados do IPEA, a metade da renda total do Brasil está em mãos dos 10% mais ricos do país. E os 50% mais pobres dividem entre si apenas 10% da riqueza nacional.
É devido a este contexto social que a Rede Marista de Solidariedade atua em sua unidade Casa da Juventude Marista, na promoção e defesa dos direitos da infância e da juventude, através do projeto Gurizada Nota 10. Com este objetivo, realiza o atendimento contínuo a crianças, jovens e famílias por meio de projetos socioeducativos, desenvolve estratégias de