Bioma
1 INTRODUÇÃO 1
2 DESENVOLVIMENTO 2
3 BIOMA DO TRIÂNGULO MINEIRO 4
4 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si.
O Bioma é influenciado pela interação de diversos fatores, em que se pode destacar o clima e o solo. Num bioma podem existir diferentes ecossistemas, que são formados por campos, e já as florestas e matas se constituem outro tipo de ecossistema. Tanto os campos como as florestas são ecossistemas terrestres, mas há também os aquáticos.
Portanto, neste trabalho, abordaremos o bioma regional do Triangulo Mineiro.
2 DESENVOLVIMENTO
O Brasil tem o seu território ocupado por 7 biomas em terra firme e um bioma marinho, onde são: Amazônia, Cerrado, Mata atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal, Manguezal e um Bioma Marinho.
2.1 Diferenças entre os biomas
A Amazônia ocupa uma área de 4.196.943 Km² correspondente a 49,29% do território nacional e que é constituída principalmente por uma floresta tropical. A Amazônia é formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras. Possui uma grande variedade de fisionomias vegetais, desde as florestas densas até os campos.
O Cerrado ocupa uma área de 2.036.448 Km², correspondente a 23,92% do território que é constituído principalmente por savanas. O Cerrado apresenta fisionomias variadas, indo desde campos limpos desprovidos de vegetação lenhosa a cerradão, uma formação arbórea densa. Esta região é permeada por matas ciliares e veredas, que acompanham os cursos d'água.
A Mata Atlântica ocupa uma área de 1.086.289 Km²