biomas
Secretaria de Estado da Educação.
Disc.: biologia turma: 301- 4º período - matutino
Biomas
Bacabal - Ma
2014
Introdução:
Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc.) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).
O termo "Bioma" (bios, vida, e oma, massa ou grupo) foi utilizado pela primeira vez em 1943 por Frederic Edward Clements definindo-o como uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude. Podem, em alguns casos, ser caracterizados de acordo com a existência ou não de fogo natural. Com o passar dos anos, a definição do que é um bioma passou a variar de autor para autor.
Os biomas podem ser divididos em aquáticos e terrestres:
Aquáticos: oceanos e rios.
Terrestres: tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos.
Biomas globais:
Taiga:
É um tipo de vegetação caracterizada pela presença de coníferas (pinheiros e abetos). Este bioma está presente nas regiões norte da Rússia, norte da Europa e Canadá. É o bioma típico de regiões de clima continental frio, estando presente nas porções norte da América do Norte, da Europa e da Ásia. Sua cobertura vegetal está sendo reduzida em virtude da exploração da madeira para a produção de papel.
A taiga, também conhecida como floresta boreal ou floresta de coníferas, é o tipo de vegetação predominante das regiões localizadas em elevadas latitudes, cujo clima típico é o continental frio e polar, com baixas temperaturas, verão curto,