Biomas
O que são biomas. Os principais biomas (continente). Relacionar biomas com os tipos de clima. Impacto ambiental nos biomas.
Área biótica é uma área geográfica ocupada por um bioma, ou seja, regiões com um mesmo tipo de clima e vegetação. Entretanto, um bioma pode ter uma ou mais vegetações predominantes.
Apesar de poderem apresentar diferentes animais e plantas, sabe-se que há muitas semelhanças entre as paisagens dos mais diferentes continentes, isso ocorre devido à influência do macro clima (tipo de solo, condição do substrato e outros fatores físicos).
Segundo alguns, os cinco tipos mais importantes de biomas são: aquático, desértico, florestal, de vegetação rasteira e tundra (vegetação proveniente do material orgânico que aparece no curto período de degelo das regiões de clima polar).
Biomas do Brasil:
• Amazônia, cujo domínio ocupa 49,29% do território nacional e que é constituída principalmente por uma floresta tropical que recobre grande parte dos estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Amapá, Roraima, Mato Grosso, Goiás e Maranhão. Este bioma é constituído por igapós (permanentemente inundados), várzeas (inundadas apenas durante as épocas de cheia) e terra firme.
• Cerrado, cujo domínio ocupa 23,92% do território e que é constituído principalmente por savanas. Abrange parcialmente os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
• Mata Atlântica, cujo domínio ocupa 13,04% do território nacional e que é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Fortemente degradado é apenas uma pálida imagem do que já foi.
• Caatinga, cujo domínio ocupa 9,92% do território nacional e que é constituída principalmente por savana estépica. O termo caatinga vem do tupi-antigo Ka'a 'mato' e tinga 'branco'. Com características desérticas ou, pelo menos, de revestimento florestal ralo, estende-se por partes dos estados do Maranhão,