biomas
1- O Que é um Bioma?
Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo. Vários autores deram definições de biomas que em palavras diferentes tem praticamente o mesmo significado. Clements (ecologista norte-americano) deu a definição de que bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.
2- Extinção e Ação Humana As extinções antropogênicas (causadas pela atitude humana) têm duas causas principais:
Alteração do habitat. Quando a atividade humana degrada certo habitat, com destruição de florestas ou despejo de poluentes, torna-o inadequado à sobrevivência de animais ou plantas. Se uma determinada espécie for endêmica, ou seja, só existir no local, poderá ser extinta. Eventualmente, a atividade humana altera de tal forma o habitat que impossibilita a vida de alguma espécie.
Destruição predatória e indiscriminada. Acontece, por exemplo, quando os membros de um grupo animal são intensamente caçados, ou as árvores de uma espécie de planta são derrubadas para obtenção de madeira.
3- Poluição dos Oceanos Quase todos os rios carregam poluentes para os oceanos. Além disso, as cidades costeiras contribuem para a poluição dos mares, lançando, nas águas, esgoto in natura outros resíduos urbanos. O grande volume d’água dos oceanos dilui as poluentes. Entretanto, como o despejo de resíduos ocorre ano após ano, a concentração de muitas substancias esta aumentando perigosamente, principalmente nas plataformas continentais, onde se concentra boa parte da vida marinha. Os oceanos são contaminados por agentes químicos, como