Biomas
O termo "Bioma" (bios, vida, e oma, massa ou grupo) foi utilizado pela primeira vez em 1943 por Frederic Edward Clements definindo-o como uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macro clima, a fito fisionomia, o solo e a altitude. Podem, em alguns casos, ser caracterizados de acordo com a existência ou não de fogo natural. Com o passar dos anos, a definição do que é um bioma passou a variar de autor para autor.
-------------------------------------------------
Definições elementares * Biótipo: O solo, as águas, o ar, a luz solar.
Área biótica ou biótipo é a base onde estão assentados os seres vivos, é o chão, é o solo, são as águas, é o ar do ambiente. O biótipo significa o conjunto dos fatores do meio ambiente que não têm vida tais como a areia, as rochas, a argila, os minerais, as substâncias inorgânicas, o ar, a energia do ambiente, os raios, os trovões, os relâmpagos, o calor, a radioatividade, a luz solar, a energia de uma forma geral compõe o biótipo. * Biocenose: A fauna e a flora, os micróbios, os seres vivos em geral.
Os seres vivos são a biocenose o conjunto de comunidades formadas pelas populações dos organismos das espécies de seres vivos interagindo entre si. * Ecossistema: O conjunto formado pela biocenose e pelo biótipo.
Ao conjunto biocenose interagindo com o biótipo damos o nome de ecossistema. * Bioma
Um conjunto de ecossistemas constitui um bioma. * Biosfera
O conjunto de todos os biomas da Terra constitui a biosfera da Terra. * Comunidade sublima e comunidades clímax:
Biomas florestais que foram degradados por desmatamentos e queimadas e que ficaram com o biótipo desabitado, começam um difícil processo