PASSO 1 DA ETAPA 03
Passo 01
JUROS COMPOSTOS
O atual sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, pois ele oferece uma maior rentabilidade se comparado ao regime de juros simples. No caso do composto o juro incide mês a mês de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal, isto é, prática de juro sobre juro. E dentro dos juros compostos temos que diferenciar o valor presente do valor futuro.
VALOR PRESENTE- inicialmente, tempo e taxas devem estar em concordância. Portanto, um valor aplicado hoje poderá ser resgatado algum tempo depois, de que remunerado por uma taca de juros. O valor que deve ser corrigido para então ser resgatado é chamado de valor Presente P.
VALOR FUTURO- é formado pela somatória dos juros ao valor presente P. Em geral, ele é resgatado ou pago em uma única parcela.
Ex:
Na fórmula M=P.(1 + i)n, o principal P é também conhecido com valor Presente (PV=Present Value) e o montante M é também conhecido com valor Futuro (FV= Future Value).
FV= PV (1 + i)n
Isolando PV na fórmula temos:
PV= FV (1 + i)n
Na HP-12C, o valor presente é representado pela tecla PV.
Com esta mesma fórmula podemos calcular o valor futuro a partir do valor presente.
Ex:
Quanto teremos daqui a 12 meses se aplicarmos R$ 1.500,00 a 2% ao mês?
Solução:
FV=1.500,00*(1+0,02)12= R$ 1.902,36.
TAXAS DOS JUROS COMPOSTOS
Taxa de juros é o preço que se cobra para antecipar ou postergar o consumo de um bem ou serviço. Isto é, quando não dispomos de recursos financeiros suficientes, precisamos financiar a compra do bem ou serviço, enquanto a sobra de capital em nosso orçamento recebe uma “gratificação extra” caso se opte pela postergação (adiamento) do consumo. Em ambos os casos, a taxa de juros é o preço que se pagou pela antecipação ou postergação do consumo.
As taxas de juros podem ser:
TAXAS DE JUROS EM UMA SEQUÊNCIA UNIFORME DE PAGAME –NTOS- que pode ser postecipada ou antecipada.
Antecipada
São aquelas em que os pagamentos ou