Psicologia no trabalho
BASES DO COMPORTAMENTO HUMANO
1 - Introdução Estuda-se a psicologia tendo em mente a ciência do comportamento.
O termo comportamento, porém, está longe de ser entendido pelos cientistas como ele o é na linguagem popular. Em ciência ele é aplicado de forma muito extensa a uma ampla escala de atividades, que incluí:
• atividades que são diretamente observáveis e registráveis (pôr exemplo, ligar uma maquina, andar, etc.);
• processos fisiológicos dentro do organismo (pôr exemplo, batidas do coração, alterações eletroquimicas que tem lugar nos nervos);
• processos conscientes de percepção, sensação, sentimento e pensamento (pôr exemplo, a sensação dolorosa de um choque elétrico, a identificação correta de uma palavra projetada rapidamente na tela).
Os psicólogos estão envolvidos na investigação do comportamento e, como conseqüência da compreensão adquirida, tentam predize-lo e influencia-lo.
Em primeiro lugar, suponha-se que exista uma ordem no Universo, e, dentro desta ordem, uma relação entre fenômenos. Nota-se que uma determinada causa produz um efeito específico.
Encontrar-se aí então, uma relação funcional entre os fenômenos. Observa-se, dessa forma, que o interesse esta voltado para as causas de certos comportamentos humanos. Qualquer condição ou evento observável que tenha algum efeito demonstrável sobre o comportamento, deve ser considerado. Descobrindo e analisando as causas, pode-se prever o comportamento, e passa-se a poder controlar o comportamento, na medida em que se pode manípula-lo.
Concluí-se daí que os comportamentos emitidos são respostas, eficientes ou não, a agentes externos comumente denominados estímulos.
Podem-se citar tanto comportamentos emitidos que são básicos e eficientes, como aqueles que são inadequados e ineficientes.
No primeiro caso encontram-se desempenhos tais como: alimentar-se, encontrar abrigo e procriar.
Alguns desempenhos, porém, são respostas inadequadas a certos