evolucao da administração
Ao meu ver Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira utilizaram a meritocracia como a sua maior fonte de crescimento, incentivando os seus membros da equipe de sustentar os sonhos e crescer junto com a empresa.
Os funcionários eram selecionados por meio da teoria De Taylor, buscavam membros que diziam ser “fanáticos”, implantando uma cultura com um clima cardial e harmonioso entre os administradores e os empregados.Escala de nível hierárquica de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade.
Implantaram o conceito “homo economicus” onde toda pessoa é influenciada por recompensas salariais, econômicas e materiais. Conforme o capital da empresa foi aumentando e eles foram se segmentando, os sócios se dividiram e cada um deles tomou conta de uma operação como disse Ford.
“Eles desenvolveram uma cultura coerente que da as pessoas a oportunidade de compartilhar as recompensas do sonho grande. Misturando esses três ingredientes –sonho, pessoas e cultura-, eles criaram uma receita para o sucesso sustentado. “
“Para Lemann, Telles e Sicupira a cultura é a estratégia! Os três sócios sempre foram fiéis aos seus valores centrais e uma cultura inconfundível.”
“Gente boa precisa ter coisas grandes para fazer, senão leva sua energia criativa para outro liugar.Primeiro recrute as melhores pessoas e depois dê a elas coisas grandes para fazer. E, seguida atraia mais gente boa e proponha a próxima coisa mais importante a fazer.”
Pelo método da administração horizontal, eles diziam que “ É um exemplo de como os conselhos podem desempenhar um papel central em definir metas audaciosas, desenvolver a estratégia, sustentar a cultura,agarrar oportunidades e liderar em periodos tumultuados”