Evolução da Administração
A palavra administração tem sua origem no latim “administratione” AD: direção, para, tendência – MINISTER: comparativo de inferioridade – mais o sufixo TER: subordinação ou obediência.
No surgimento era designado para denominar aquele que realizava uma função abaixo do comando de outro, ou seja aquele que presta serviço a outra pessoa.
Até os primórdios do que seria a revolução industrial em meados 1776 não existiam empresas formais, o que havia eram pequenos produtores domiciliares que fabricavam utensílios domésticos e tecidos afim de suprir suas necessidades e de sua família, era muito comum as famílias terem em casa o tear e com o acoplamento das maquinas a vapor aos teares surgiu o primeiro tipo de empresa, a industria têxtil, mecanização da agricultura e surgimento da industria tendo o ferro como matéria prima e o carvão como principal fonte de energia. Tudo isso veio substituindo o trabalho do homem e do animal pela máquina, transformando o artesão em operário e a pequena oficina dá lugar à fábrica ou à usina. Essa evolução faz com que ocorressem migrações, iniciando então a urbanização em torno das indústrias e trazendo uma revolução nos meios de transporte e nas comunicações: surgimento da navegação a vapor, da locomotiva a vapor, do telégrafo e do telefone, esse período foi até cerca de 1860.
A segunda fase da Revolução Industrial ocorre de1860 a 1914. É a revolução da eletricidade, dos derivados de petróleo como novas fontes de energia e do aço como matéria-prima. Surge a maquinaria automática tornando necessária a especialização do operário. Os meios de transporte e as comunicações evoluem, surgem as estradas de ferro, o automóvel, o avião, o telégrafo sem fio, e o rádio. O capitalismo se fortalece surgindo então as grandes organizações multinacionais. Depois de tudo isso o mundo já