A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Em decorrência das limitações de comunicações e transportes, houve um atraso nos primeiros negócios. Como consequência, não se podiam aperfeiçoar as técnicas da Administração. Já com o surgimento da Revolução Industrial, este cenário foi modificado consideravelmente. A partir do momento em que as Organizações cresciam e tornavam-se mais complexas, os aperfeiçoamentos menores em táticas administrativas produziam aumentos avassaladores de qualidade e quantidade da produção.
O surgimento das Economias de Escala fez com que o custo médio de unidade de produção se reduzisse e como consequência, levou os administradores a procurarem maior expansão de seus negócios.
2.1 A Abordagem Clássica A Abordagem Clássica da Administração partiu de pontos distintos voltados ao aumento da eficiência na empresa. O período desta abordagem foi em meados do século XIX até o início da década de 50. A origem desta abordagem está nas consequências da revolução industrial, especialmente o crescimento acelerado e desorganizado das empresas, que implicou na substituição do empirismo e da improvisação, e na necessidade de aumentar a eficiência das Organizações.
Considera-se que as principais abordagens são: Administração Sistemática
Buscou construir procedimentos e processos específicos nas operações para assegurar a coordenação dos esforços. Enfatiza operações econômicas, assessoria adequada, manutenção de estoques para atender às necessidades dos clientes e ao controle da Organização. Esses objetivos seriam atingidos por meio de:
• Cuidadosa definição de obrigações e responsabilidades dos integrantes da Organização;• Padronização das técnicas das atividades a serem desenvolvidas;• Meios específicos para coletar, processar, transmitir e analisar informações;
• Sistemas de controle de contabilidade de custos, de salários e de produção, para facilitar a coordenação interna e comunicações. A Administração Sistemática, segundo Chiavenato (2005),