Riscos e incertezas
1. Projetos individuais
2. Portfólio de negócios
3. Carteira de títulos
1. INTRODUÇÃO
O Dicionário Escolar da Língua Portuguesa do Ministério da Educação e Cultura, na sua 11a edição, define risco como "perigo; probabilidade ou possibilidade de perigo". Por outro lado, incerteza recebe definição de: "hesitação; dúvida; que não é certo, conhecido". Vamos investir nas definições acima, dando-lhes uma dimensão empresarial:
Risco : probabilidade esperados. de que retornos futuros fiquem abaixo de valores
Mais formalmente, o risco existe quando as decisões são tomadas em conjunto com a probabilidades relativas a vários resultados. Vale dizer, isso acontece quando se dispõe de distribuições probabilísticas objetivas sobre de quê resultados possíveis, as quais se baseiam normalmente em dados históricos. Por exemplo, se o objetivo é determinar probabilidades relativas aos retornos possíveis de um dado negócio, poder-se-ia desenvolver uma distribuição probabilística baseada em dados históricos de retornos de outros negócios assemelhados. Incerteza: situação em que decisões não são amparadas por dados históricos que permitam a formulação de distribuições probabilísticas objetivas.
Como fatores geradores do risco, citamos a situação econômica geral, os fatores técnicos específicos dos projetos, as inovações tecnológicas, as preferências dos consumidores, as condições do mercado de trabalho, dentre outros. Todos esses elementos atuam para dificultar previsões de desempenhos empresariais no tocante às receitas e as custos dos negócios.
Para a mensuração do risco, definido como "probabilidade" de perigo. será adaptada a medida estatística convencional de dispersão em uma distribuição de probabilidade o desvio-padrão. Por quê? Porque quanto menos esparsa a distribuição de probabilidade de retornos esperados, menor o risco de um dado negócio. Ou,em outras palavras, quanto menor a amplitude dos resultados futuros
esperados,