Equinodermos
Relembrando animais grandes e nenhum é parasita ou colonial
Ambiente: presos no fundo do oceano ou movem-se lentamente num substrato
Sistema Respiratório
- A respiração nos equinodermos ocorre por meio de difusão - entra a água do ambiente que habitam (água do mar) e a que se encontra no sistema ambulacrário. sistema aquífero-vascular com pés ambulacrários que servem para a respiração (tanto como manuseio de alimentos e locomoção)
Respiração feita por brânquias dermicas diminutas ou papulas que prolongam o celoma, pelos pés ambulacrários
Em HOLUTHUROIDEA pelas árvores cloacais (respiratórias)
A respiração é feita pelos pódios e pela difusão de gases no sistema ambulacrário. Além disso, na estrela-do-mar e ouriço-do-mar existem diminutas e ramificadas brânquias dérmicas. Na cloaca do pepino-do-mar existem túbulos ramificados, as árvores respiratórias ou hidropulmões, que acumulam água para as trocas gasosas.
A respiração - isto é, a troca gasosa - é realizada por minúsculas brânquias, próximas à boca, e também por toda a extensão dos pés ambulacrários, pelos quais circula a água.
Sistema Excretor
"- Não há sistema excretor: as excreções são lançadas diretamente no sistema hidrovascular."
" - Sistema Excretor ocorre por qualquer parte do corpo em contato com a água, pelas brânquias ou pelo Sist. Ambulacrário."
"- Através dos amebócitos os catabólitos(resíduos do metabolismo) são levados até os pés ambulacráticos ou qualquer outro órgão exposto a água. A excreção é realizada por difusão, por não possuírem um sistema excretor."
"- A excreção é feita diretamente através da água que ocupa o sistema ambulacrário, não havendo nenhuma outra estrutura excretora especializada."