risco e incerteza
O risco de um projecto traduz de uma forma objectiva a probabilidade de os pressupostos assumidos na sua elaboração não se virem afinal a verificar, ficando aquém das expectativas.
Para além da incerteza quanto à evolução do meio envolvente e da própria evolução interna da empresa, existem vários factores que podem influenciar o risco do projecto:
- O factor natureza do investimento condiciona o risco do projecto (Exemplo: se se tratar de um projecto de substituição, a capacidade da empresa mantém-se inalterável e o risco será baixo, mas tratando-se de um projecto de expansão ou de inovação, o risco poderá ser considerável.
- O factor tempo influencia o risco do projecto, pois quanto maior for o período de previsão, maior a falibilidade desta.
- O factor dimensão influencia também o risco do projecto, já que, quanto maior for a dimensão da empresa, maior será o risco.
Análise de Sensibilidade
A análise de sensibilidade no estudo económico de um projecto consiste no estudo de como a economicidade do projecto é afectada por alterações num ou em vários dos valores estimados para os parâmetros. Como parâmetros podemos ter:
- os investimentos;
- os preços de venda;
- as quantidades vendidas;
- os custos das matérias-primas;
- os prazos médios de pagamento e de recebimento;
- as taxas de juro, etc.
Estes valores podem acabar por afastar-se substancialmente do previsto.
O objectivo da análise de sensibilidade é determinar quais os parâmetros a que a economicidade do projecto é mais sensível, isto é, quais aqueles cujas variações têm maior impacto no VAL do projecto. A informação obtida é crucial quer para a implementação do projecto quer para a própria decisão de investimento. No primeiro caso, os responsáveis pela execução do projecto deverão estar particularmente atentos a modificações detectadas nos parâmetros com grande sensibilidade; por exemplo, em grandes projectos que envolvem investimentos