Risco x Incerteza - Engenharia Econômica
Risco e Incertezas
Engenharia Mecânica
Engenharia Econômica
Fabrício Borelli
George Pereira Peluchi
Renato Franco Silva
São Mateus – ES
02 de Agosto de 2013
1. Introdução
Grande parte das decisões são tomadas baseando-se em algum tipo de previsão. Mesmo em casos nos quais não sejam necessárias previsões, outro fator complicador é a insuficiência de informações. Desta forma, torna-se importante uma análise do grau de incerteza existente no processo de decisão.
O risco pode ser definido "uma estimativa do grau de incerteza que se tem com respeito à realização de resultados futuros desejados" (ANDRADE, 2000). Desta forma, se a faixa de valores previsíveis para um determinado investimento for muito grande, o grau de risco do investimento também será elevado. Existem pequenas, porém importantes diferenças entre Incerteza e Risco e, desconhecê-las, pode levar a decisões incorretas.
O risco é a probabilidade de haver variações nos resultados previstos, não importando se essas variações são para mais ou para menos. A preocupação com as incerteza é maior quando as variações podem trazer prejuízo ou frustrar determinado empreendimento.
Sendo assim, o conhecimento das variáveis que envolvem um investimento podem ser fatores determinantes para atingir o glorioso sucesso ou a infeliz surpresa de um fracasso.
2. Desenvolvimento
2.1. Risco País
A expressão "risco país" entrou para a linguagem cotidiana do noticiário econômico, principalmente em países que vivem em clima de instabilidade, como o Brasil e a Argentina. O "risco país" é um indicador que tenta determinar o grau de instabilidade econômica de cada país. Desta forma, se tornou decisivo para o futuro imediato dos países emergentes. A seguir, estão enumerados alguns pontos básicos que facilitam o entendimento desse conceito, que vem tendo cada vez mais destaque.
2.1.1. O que é exatamente o risco país?