LUCIDO
Os políticos ficam sem saber como reagir a esse acontecimento, começaram a interrogar e questionar os supostos “culpados” por essa barbaridade.
Decidem então abandonar e transferir a capital, armando uma fuga para às 3 horas quando levam quase todos os políticos e a policia, deixando a cidade em estado de sítio. O único que fica responsável pela cidade é o presidente da câmara.
O enredo vai se desenrolando, a angustia dos políticos e a cidade abandonada por estes, e a tentativa de fazer o povo voltar atrás. A a investigação para descobrir que estaria por traz dessa suposta organização.
José Saramago nasceu no dia 16 de novembro de 1922. Por dificuldades econômicas, nao completou a escola, se tornando um autodidata. Publicou seu primeiro livro, o romance “Terra do Pecado” em 1947, aos 25 anos de idade. Em 72 e 73 foi colunista politico do Diário de Lisboa. Em 1979 ganha seu primeiro premio (Prêmio da associação de críticos portugueses, pelo livro “A Noite”. Em 1995 recebeu sua grande vitória, o Prêmio de Camões. Em 1998 recebeu o Prêmio Nobel de literatura.
Ensaio sobre a lucidez é o 13º romance do autor, escrito em 2004. Utiliza, como na maioria de suas obras, a sua marca de autor, onde há poucos parágrafos, todos muito grandes, como uma pontuação diferenciada. As falas são indicadas como uma virgula seguida de Letra maiúscula, sem presença de muitos símbolos, tal como o ponto de interrogação.
O narrador do romance é onisciente, ou seja, só conhece a história, mas muitas vezes tem uma participação interessante, quando deixa a sensação de que esta conversando com o leitor, e não apenas contando a historia.
O livro é uma continuação de um