Sonhos lúcidos
Nascido em 1947, é um psicofisiologista e um líder no estudo científico sobre sonho lúcido. Em 1967, ele recebeu seu diploma de bacharel em matemática. Começou a pesquisar sobre sonho lúcido para seu Ph.D. em Psicofisiologia na Universidade Stanford, o qual ele recebeu em 1980. Desenvolveu técnicas para permitir que ele mesmo e outros pesquisadores entrassem num estado de sonho lúcido à vontade, mais notadamente a técnica MILD (indução mnemônica de sonhos lúcidos), que foi necessária para muitas maneiras de experimentação de sonho. Em 1987, fundou O Instituto da Lucidez, uma organização que promove pesquisas sobre sonho lúcido, bem como opera cursos para o público em geral em como alcançar um sonho lúcido. Desenvolvimento do estudo
Stephen propôs através da técnica desenvolvida a possibilidade de programar o cérebro para saber que se está sonhando e assim controlá-los ao poucos, seguindo passos básicos de relaxamento muscular, respiração e exercícios de fixação de que está dormindo e que tudo não passa de um sonho.
“Primeiro me ocorreu pensar que, se passasse a ficar lúcido, não teria motivo para ter medo. E um instante depois percebi que estava sonhando.” Stephen LaBerge.
LaBerge e seus associados chamaram as pessoas que exploram intencionalmente as possibilidades dos "sonhos lúcidos" de "onironautas" (literalmente do grego querendo dizer "exploradores de sonhos").
Técnica do MILD 1 - Diga a si mesmo para acordar cedo de manhã.
2- Se e quando fizer isso, faça voltar à sua mente qualquer sonho de que se lembre.
3 - Saia da cama e durante 15 minutos faça algo que exija toda a sua atenção desperta, como ler um livro(eu prefiro ler sobre sonhos lúcidos) ou relacionar "coisas a fazer".
4 - Volte para a cama e diga a si mesmo, antes de adormecer: "Da próxima vez em que sonhar, quero lembrar que estou sonhando".
5 - Ao fazer isso, visualize seu corpo deitado na cama, dormindo, e ao mesmo tempo se veja no sonho que