Riscos Originados do Processo Produtivo
Os riscos profissionais ou ocupacionais são os que decorrem das condições precárias inerentes ao ambiente ou ao próprio processo operacional das diversas atividades profissionais. São, portanto, as condições ambientais de segurança do trabalho, capazes de afetar a saúde, a segurança e o bem-estar do trabalhador.
Riscos Físicos
Os agentes físicos causadores em potencial de doenças ocupacionais são:
- Ruído
- Vibrações
- Temperaturas extremas (calor e frio)
- Pressões anormais
- Radiações ionizantes (raios x, raios gama)
- Radiações não-ionizantes (infravermelha,...)
- Umidade
Ruído
Reduz a capacidade auditiva do trabalhador, a exposição intensa e prolongada ao ruído atua desfavoravelmente sobre o estado emocional do indivíduo com consequências imprevisíveis sobre o equilíbrio psicossomático.
De um modo geral, quanto mais elevados os níveis encontrados, maior o número de trabalhadores que apresentarão início de surdez profissional e menor será o tempo em que este e outros problemas se manifestarão.
É aceito ainda que o ruído elevado influi negativamente na produtividade, além de ser frequentemente o causador indireto de acidentes do trabalho.
Vibrações
As vibrações podem ser divididas em duas categorias: vibrações localizadas e vibrações de corpo inteiro. (Ex. trabalho com britadeira )
Temperaturas Extremas As temperaturas extremas são as condições térmicas rigorosas, em que são realizadas diversas atividades profissionais
(Ex: trabalho de abastecimento de forno a lenha)
Pressões Anormais
As pressões anormais são encontradas principalmente em trabalhos submersos. (ex. mergulho para manutenção de plataformas de petróleo, etc).
Radiações Ionizantes
Oferecem sério risco à saúde dos indivíduos expostos. São assim chamadas, pois produzem uma ionização nos materiais sobre os quais