Documentos
Grace Morais da Silva Ramos, grace-morais@hotmail.com
MBA EM Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção
Instituto de Pós-Graduação – IPOG
Fortaleza – 01 de Julho de 2013
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a utilização da ferramenta de FMEA (do inglês – Failure Mode and Effect Analysis) na avaliação do impacto ambiental em indústria de piso e revestimento cerâmico, a aplicação desta metodologia que tem por objetivo reduzir a probabilidade de ocorrência de falhas de que este segmento industriário causa ao meio ambiente, aumentando a confiabilidade e analisando as causas potenciais. Apresenta-se o processo produtivo de piso e revestimento cerâmico utilizando a moagem de massa via seca evidenciando as suas etapas e os resíduos gerados. Desta forma avaliam-se os impactos ocorridos ao longo das etapas da cadeia produtiva desde extração da argila, até a área de classificação. Procurando obter assim um processo produtivo mais limpo e gerando ações que contribuam para o meio ambiente mais sustentável.
Palavras Chaves: FMEA; Processo produtivo cerâmico; Meio ambiente
1. Introdução
O Brasil é um dos principais produtores de pisos e revestimentos cerâmicos no mercado mundial, ocupando a segunda posição em produção e consumo, segundo dados da Associação Nacional dos fabricantes de cerâmica para revestimentos, louças sanitária e congêneres - Anfacer. Os dados coletados contemplam que em 2012, foram produzidos 865,9 milhões de metros quadrados, para uma capacidade instalada de 1.004 milhões de metros quadrados. As vendas totais atingiram 862,1 milhões de metros quadrados, sendo 803,3 milhões de metros quadrados vendidos no mercado interno e 58,8 milhões de metros quadrados exportados.
Estas indústrias focam diariamente para fornecer produto de qualidade com a melhor relação custo benefício fugindo da concorrência desleal dos produtos