Riscos do sistema
DEPARTAMENTO DE SUPERVISÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO SISTEMA FINANCEIRO ANGOLANO NO SEGUNDO
TRIMESTRE DE 2011
1. INTRODUÇÃO
É missão do Banco Nacional de Angola, como supervisor do sistema bancário o monitoramento contínuo das instituições financeiras sob sua jurisdição, ou seja, velar pela estabilidade e confiança do sistema financeiro nacional. O Departamento de Supervisão de Instituições Financeiras – DSI – é o principal executor das funções de supervisor do sistema financeiro angolano, atribuídas ao
BNA pela Lei Nº 16/10, de 15 de Julho, em seu artigo nº 20, a este cabe, o acompanhamento inloco e a distância (on-site e off-site), da situação patrimonial, liquidez, rentabilidade, adequação de capital e solvência, bem como avaliar o cumprimento das normas e regulamentos por parte dos bancos. Para o cumprimento da sua missão institucional, o DSI conta com a seguinte estrutura orgânica aprovada pelo Despacho Nº 34/2011 do Banco Nacional de Angola:
ORGANIGRAMA DO DSI
1.2. Síntese de Actividades
1.2.1. Organização do Sistema Financeiro Angolano
O Sistema financeiro conta actualmente com 23 (vinte e três) instituições financeiras bancárias, das quais, estão em funcionamento 21 (vinte e um) Bancos, sendo que 2
(dois) ainda não iniciaram as suas actividades. Também estão autorizadas a funcionar
30 (trinta) casas de câmbio, sendo que 1 (uma) casa câmbio ainda não iniciou a sua actividade. Importa também referir que, estão em funcionamento uma sociedade de remessa de valores e uma sociedade de micro crédito.
1.2.2. Estrutura e composição do Sistema Bancário Angolano
Das 23 (vinte e três) instituições financeiras bancárias autorizadas a funcionar em
Angola, 3 (tres) são Bancos públicos, 12 (doze) são Bancos privados, 7 (sete) são filiais de Bancos estrangeiros privados e 1 (um) banco Misto, conforme o mapa abaixo.
Bancos
Dez-05 Dez-06 Dez-07 Dez-08 Dez-09 Dez-10