Gideão um homem chamado por Deus
Introdução: Nome de um dos filhos de Joás, da tribo de Manassés, que habitava em Ofra. Em meio ao seu trabalho diário, pois era um jovem de trabalho, numa determinada noite em que cuidava do seu trigo para salvá-lo dos midianitas, que na época haviam invadido Israel e tornado o seu povo cativo, lhe aparece um anjo do Senhor que lhe traz uma missão. Gideão reluta, porém o Senhor se revela a ele de maneiras poderosas e promete uma vitória sobre o opressor.
“Então o anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, o abiezrita, e Gideão, seu filho estava malhando o trigo para o salvar dos midianitas." (Juízes 6:11).
Israel após a morte de Josué, é invadido pe¬los midianitas que o torna cativo, e passa a explorá-lo. De sua colheita os israelitas tiravam o seu sustento e o restante era entregue ao opressor. O Senhor, pela sua misericórdia, decide libertá-los, e neste propósito escolhe um servo.
I. Porque Deus escolheu gideão
1. Gideão era valente: O texto acima mostra um homem decidido, apesar de estar em desvantagem diante do inimigo. Durante a noite, quase num desafio ele trabalhava na sua colheita para preservá-la, e assim não entregá-la nas mãos dos midianitas. Ele não estava acomodado como os demais.
2. Homem de trabalho. Para ser encontrado durante a noite, cuidando do seu trigo, lutando por ele, vigiando o inimigo que poderia aparecer a qualquer momento, realmente era um homem de lutas, de trabalho.
3. Humildade: Juízes 6:15. "E ele disse: Ai meu Senhor, com que livrarei a Isra¬el? Eis que o meu milheiro é o mais pobre em Manassés, e eu o menor da casa do meu pai". Sente-se muito pequeno diante da grande responsabilidade confiada; Julga-se incapaz de realizar tal façanha; nisto o Senhor se agradou, pois o livramento não estava, na dependência do homem, mas do Senhor.