Inspeções em tubulações de amônia e riscos dos sistemas de refrigeração
Engenharia de Inspeção Industrial
Rua Alice Alem Saad Nº 665 Bairro: Nova Ribeirânia – Ribeirão Preto – SP
Fone / Fax: +55(16) 3456 3570 site: www.perticararitesting.com.br email: comercial@perticararitesting.com.br
Inspeções em Tubulações de Amônia e Riscos dos Sistemas de Refrigeração
Instalações
Cuidados especiais devem ser tomados quanto à instalação da casa de máquinas, que deve ser localizada no térreo, no nível do solo, de preferência em edificação separada.
Inexistindo essa possibilidade e havendo necessidade de se mantê-la na mesma edificação onde se realizem outras atividades administrativas ou de produção, a casa de máquinas deverá ser instalada fora do prédio, com o máximo de paredes exteriores possível.
Uma ventilação adequada é fundamental e, nos casos de ambientes fechados, o pé direito deve ser no mínimo de 4 metros, existindo pelo menos duas saídas de emergência. É essencial a existência de detectores de vazamento no local.
Os escapamentos dos dispositivos de alívio de pressão devem se localizar em altura e distante de portas, janelas e entradas de ar – o ideal é mantê-los acima do telhado e pelo menos a 5 metros acima do nível do solo e a mais de 6 metros de distância de janelas, entradas de ar ou portas.
Normas Regulamentadoras
NR-13 e NR-09
Entre as Normas Regulamentadoras, aplica-se o disposto na NR 13, considerando-se o limite de tolerância da amônia (20 ppm). A norma prevê aspectos de considerável importância na prevenção de acidentes, entre eles:
A identificação e as informações completas sobre os vasos de pressão, contidas em um prontuário;
O registro de todas as ocorrência com os vasos, em livro próprio ou sistema informatizado;
A disponibilização da informação aos trabalhadores e sindicatos; A instalação adequada dos vasos sob pressão, definida em projeto;
Os procedimentos para operação segura, dispostos em um manual específico;
A manutenção do sistema (vasos de