Risco x Retorno
Binomino Risco X Retono
Os Administradores financeiros dedicam-se a gerar valor e riqueza para os acionistas e proprietários da empresa. Dentro de todo esse contexto, o risco e retorno são a base sobre as decisões racionais tomadas aos investimentos. De modo geral, percebemos que o risco é uma medida ou incertezas de retono; e retono são receitas esperadas ou fluxo de caixa antecipados de qualquer investimento.
Existe uma diferença entre risco e incerteza, a mesma esta relacionada ao conhecimento as chances de correrem certos resultados. O risco ocorre quando quem toma as decisões da aplicação de um ativo pode estimar as probabilidades relativas a vários resultados. A incerteza é um estado em que não se consegue estabelecer claramente as probabilidades de ocorrência de um evento qualquer.
Porque investimentos diferentes pagam retornos diferentes?
Não é difícil responder a questão acima, alguns investimentos pagam um alto retorno e outros um baixo retorno, em outras palavras, baixo risco está associado a baixos retornos e altos riscos associados a altos retornos. Os investidores devem ser adequadamente recompensados pelos riscos que eles assumem.
Outro fator que aumenta o risco de um investimento é o prazo. O dinheiro hoje vale mais para os investidores do que no futuro. Quando um investidor investe seu dinheiro em algo, sempre existe o risco ou a incerteza daquele investimento se tornar um lucro, Isso porque quanto mais longa é a operação financeira maiores são as fontes de risco e incertezas.
Por esse motivo os investidores devem ser recompensados adequadamente, para que assumam o risco de desistirem em manter seu dinheiro em caixa.
O princípio é que o futuro é mais arriscado do que o presente. Quando mais dinheiro é investido, o risco aumenta e os investidores desejam ser compensados por assumirem esse risco extra. Dessa forma, é possível determinar se um investimento é aceitável ou não, e se ele é